terça-feira, 30 de julho de 2013

Ramphastos toco (Tucanuçu ou Tucano-toco)

Vamos lá pra primeira história, uma das primeiras aves que eu me deparei e pude fotografá-la.
O Tucano é um dos bichos que eu mais admiro e felizmente tive a oportunidade de encontrá-lo várias vezes, em Rio Claro (interior do estado de São Paulo) e em Santa Isabel-SP, onde se passa a história da foto abaixo:


Um dia antes desta foto, encontrei um amigo e sua namorada (minha vizinha), e como de costume comentei que estava saindo para vários lugares a procura de boas fotos das aves. Por isso, no dia seguinte, recebo um telefonema e me assusto com a notícia: minha vizinha avisando que tinha dois tucanos no quintal de casa. Chovia muito, mas MUITO mesmo. E fazia muito frio também, por isso a surpresa. Imediatamente, corri, peguei minha máquina fotográfica e encontrei dois lindos Tucanos, a cerca de 30 m da porta do meu quarto. Foi um prato cheio! Parecia que os dois estavam fazendo poses para serem fotografados. Coloriram o céu cinza daquele dia de chuva!!!





Por que o bico TÃO GRANDE???

Como é bem fácil de notar nas fotos anteriores, os Tucanos apresentam um enorme bico, com cores fortes e chamativas. Mas pra que isso??? Vários estudos foram feitos e várias interpretações foram tomadas, como a utilização do bico como um ornamento sexual ou uma adaptação a sua dieta que é composta por sementes, frutas, insetos e até mesmo filhotes de outras aves. Mas um estudo em especial, me chamou a atenção pelos importantes resultados: o bico do Tucanuçu é utilizado para regular a temperatura de seu corpo, como se fosse um radiador de um automóvel: "...capacity of the toco toucan to regulate heat distribution by modifying blood flow, using the bill as a transient thermal radiator." (Glenn J. Tattersall). 

Para mais informações sobre o Tucano-toco, este é o link do artigo sobre o bico: http://www.sciencemag.org/content/325/5939/468.short
E para ver outras fotos que eu tirei: http://www.wikiaves.com.br/perfil_MelhadoG

Muito obrigado pela atenção e qualquer dúvida ou críticas, comente!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário